Informativo Câmara de Paranavaí- LUTA PARA A SOLUÇÃO DA FALTA DE LEITOS HOSPITALARES

Gestão Pública Saúde

Autoridades se reúnem para tentar solucionar déficit de leitos

A Comissão Permanente de Saúde do Poder Legislativo de Paranavaí promoveu nesta segunda-feira, 19, pela manhã, reunião com diversos órgãos municipais e estaduais de Saúde, além do Conselho e da Santa Casa de Paranavaí para em parceria, buscarem uma solução para a falta de leitos na cidade e melhor atendimento aos munícipes.
Dentre os problemas elencados pelas autoridades estão a falência da atenção primária, serviços sucateados, ausência de médicos especialistas em algumas áreas, falta de resolutividade e de rotatividade de internação e a carência de prevenção, além da própria conscientização e educação da população.
De acordo com o responsável pela Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson Gonçalves dos Santos, quase um terço dos pacientes da 14ª Regional de Saúde são encaminhados para atendimento em outras regionais.
Outro problema levantado é a gestão de leitos por sexo na Santa Casa de Paranavaí, diferente de outros hospitais que são segmentados por pacientes clínicos e cirúrgicos. E ainda, o agravo em pacientes do sexo masculino.
Segundo ainda Adelson, Paranavaí tem o maior tempo médio de espera por leito, de 4 a 5 dias, enquanto que em outros municípios a média é de 1 a 1 dia e meio.
Apesar dos problemas, eles destacaram a atuação do programa “Melhor em Casa”, que visa melhorar a gestão dos leitos hospitalares através de internamentos domiciliares, inclusive reduzindo o risco de infecção hospitalar, e os serviços realizados pelo Pronto Atendimento e a Santa Casa diante da realidade existente.
A intenção é encontrar uma solução para melhorar o atendimento à população. Uma nova reunião será agendada no próximo trimestre.
Estiveram presentes os vereadores (professor) Carlos Alberto João, Cláudio Sabino, Leônidas Fávero Neto, Luiz (Mancha) Aparecido da Silva, Lucas Barone de Oliveira, Milton Hipólito dos Santos Filho e Zenaide Borges, a secretária de Saúde, Andréia Vilar, a diretora do P.A., Simone Cristina Baggio, o chefe da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin e o chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde, Ailton Benini, além do diretor da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais e os colaboradores Fátima e Marcelo, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Arnoldo Victor e Leila Aguiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *