Pesquisa para o governo do Paraná – EMPATE DE RATINHO Jr. E OSMAR DIAS

Eleições 2018

A disputa pelo governo do Paraná segue tecnicamente empatada, de acordo com levantamento do Ibope Inteligência, realizado a pedido da CBN Cascavel, e divulgado nesta sexta-feira (1º). Ainda em fase de pré-campanha, a pesquisa testou cenários com os principais nomes cotados para a disputa e o resultado foi parecido com o do primeiro levantamento, realizado no começo de abril.
Ratinho Jr (PSD), com 30% das intenções de voto, e Osmar Dias (PDT), com 25%, seguem à frente dos demais pré-candidatos na pesquisa e em situação de empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
A atual governadora, Cida Borghetti (PP), conta com 10% das intenções de voto. Na rabeira está Doutor Rosinha (PT), com 2%.
Chama a atenção o porcentual de eleitores que declararam intenção de votar em nulo ou em branco: somam 26% dos entrevistados. Outros 8% não sabem em quem vão votar ou preferiram não responder.
Oscilação entre pesquisas
A intenção de votos oscilou para menos tanto para Ratinho Jr quanto para Osmar Dias, na comparação com a primeira pesquisa do Ibope para o governo paranaense. Em abril, Ratinho tinha 34% das intenções de voto e agora está com 30%. Já Osmar passou de 28% das intenções de voto em abril para 25% nesta nova rodada do levantamento.
O candidato do PT manteve o porcentual de 2% das intenções de voto nas duas pesquisas. Já a atual governadora viu o seu nome registrar um crescimento: passou de 5% para 10% das intenções de voto entre as duas pesquisas.
Pesquisa – Governo do Paraná

Pesquisa
Cenário 2 – Com Requião

Veja mais detalhes desta pesquisa
A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em todo o Paraná, entre os dias 26 e 29 de maio de 2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TRE com o número PR-07962/2018, foi encomendada pela rádio CBN Cascavel.
Fonte: Ibope.Veja mais infográficos!
Gráfico interativo: Analise as pesquisas Datafolha, Ibope e de outros institutos com intenções de voto para Lula, Bolsonaro, Alckmin, Joaquim Barbosa e todos os pré-candidatos a presidente nas Eleições 2018
METODOLOGIA
Outros cenários
O levantamento do Ibope Inteligência também levou em conta outros dois cenários: um deles inclui o senador Roberto Requião (MDB) na disputa e o outro ainda considera os nomes de Geonisio Marinho (PRTB) e Jorge Bernardi (Rede).
No primeiro cenário, Ratinho Jr tem 25% das intenções de voto, seguido de Osmar Dias, com 20%. Os dois seguem em situação de empate técnico. Roberto Requião aparece na sequência, com 18% das intenções de voto – tecnicamente empatado com Dias. Por fim, Cida Borghetti aparece com 7%, e Doutor Rosinha, 1%. Brancos e nulos representam 23% da amostra e 7% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.
O último cenário avaliado é o que possui mais candidatos: são sete nomes na disputa. Nesta simulação, três nomes aparecem com empate técnico à frente dos demais: Ratinho Jr. com 23%, Osmar Dias, com 19%, e Roberto Requião, com 18%. Cida Borghetti tem 7% das menções e Jorge Bernardi aparece com 1%. Neste cenário, Doutor Rosinha e Geonisio Marinho não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 23% e os que não sabem ou não responderam, 8%.
Pesquisa espontânea
A situação da disputa eleitoral para o governo paranaense é bem diferente quando os entrevistadores não apresentam nenhum nome de candidato. Na pesquisa espontânea, 59% dos entrevistados declararam que não sabem em quem votariam. Os que afirmaram que pretendem votar em nulo ou em branco somam 27%. Na sequência, aparecem os senadores Roberto Requião (MDB) e Alvaro Dias (PODE), com 3% das intenções de voto. Vale ressaltar que Dias está como pré-candidato à Presidência da República. Ratinho Junior e Osmar Dias aparecem com 2% das menções. Os outros nomes não somam 1%.
O que pensam os pré-candidatos
Questãos sobre reajustes do servidores e pedágio foram respondidas pelos concorrentes ao governo
Rejeição
O levantamento também quis saber em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. A maior rejeição foi ao nome do senador Roberto Requião, com 37% das respostas. Na sequência, apareceram os nomes de Doutor Rosinha (28%), Geonisio Marinho (24%), Cida Borghetti (24%), Jorge Bernardi (23%), Ratinho Junior (19%) e Osmar Dias (18%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio de 2018, ouvindo 1.008 eleitores no Paraná. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento, encomendado pela rádio CBN de Cascavel, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 07962/2018.
Fonte; Gazeta do Povo – CBN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *