Em operação, Receita encontra 39 empresas de ‘fachada’ em Curitiba suspeitas de corrupção

Justiça Lava jato

Foram identificadas 39 empresas com altíssimo risco de utilização para cometimento de ilícitos.
Por Redação em 05 de junho, 2018 as 11h27. Portal Rádio Banda B
A Receita Federal de Curitiba descobriu 39 empresas de ‘fachada’ que operam no comércio exterior e são suspeitas de subfaturamento, ocultação patrimonial e outras ações ilícitas. Cruzando informações de bancos de dados, a alfândega de Curitiba identificou que essas empresas têm altíssimo risco de utilizarem meios ilícitos para funcionarem e determinou na manhã de hoje (5) diversas diligências fiscais. O objetivo é verificar se essas empresas, de fato, funcionam de acordo com o cadastro de importação/exportação. Vinte auditores-fiscais da Receita Federal participam da operação.
Estas diligências externas representam parte de procedimento fiscal que visa constatar o real funcionamento de empresas importadoras e exportadoras, verificando se as mesmas de fato existem e se estão exercendo suas atividades empresariais nos endereços cadastrais fornecidos à Receita Federal do Brasil.Importante deixar claro que as empresas, uma vez não localizadas em seus endereços cadastrais, estarão sujeitas a algumas sanções administrativas, principalmente, a suspensão imediata da sua habilitação para operar no âmbito do comércio exterior.
De outro lado, podem ainda ser representadas internamente objetivando o cancelamento do seu CNPJ perante a Receita Federal. Esse cancelamento, chamado de inaptidão, do CNPJ tem diversas consequências restritivas, de ordem fiscais, comerciais e financeiras. E estes efeitos cadastrais, passam pela sua inscrição no Cadin (Cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal) e por diversos impedimentos, tais como, participação em concorrência pública, celebração de negócios com o poder público, recebimento de incentivos fiscais, realização de operações crédito com recursos públicos, e também, transacionar com estabelecimentos bancários (oficiais ou não).

1 thought on “Em operação, Receita encontra 39 empresas de ‘fachada’ em Curitiba suspeitas de corrupção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *