Agronegócio, Empreendedor

A PIONEIRA BECKHAUSER VAI DEIXAR PARANAVAÍ E SE TRANSFERIR PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ -BLOG DO JOAQUIM DE PAULA

Carta para Paranavaí
Categoria(s): Blog do Joaquim de Paula, Paranavaí
Por admin
Terra abençoada que sempre aceitou todos que aqui chegaram. Com o entusiasmo de quem está escavando um poço e vê brotar da argila o veio d´água, esta carta tem a missão de jorrar aos ventos sons repetidos de uma só palavra que representa o que os sócios e pessoas da empresa Beckhauser sentem por Paranavaí: GRATIDÃO! Foi a primeira palavra que brilhou para ser escrita.

Depois de muitos estudos e inúmeras avaliações, tomamos uma difícil, porém necessária decisão para a sustentabilidade do nosso negócio: transferir nosso parque fabril de Paranavaí para a região metropolitana de Maringá.

E por esta carta queremos trazer informações e esclarecimentos para compartilhar o que nos motiva a noticiar os novos rumos da empresa. É provável que fiquem muitas interrogações e vazios não compreendidos, especialmente entre aqueles que não acompanham o dia a dia do nosso mercado. Mas tentaremos explicar todo o contexto para esta difícil decisão, tomada com muito respeito ao passado e com a generosidade dessa terra, que nos permitiu criar um bem sucedido empreendimento industrial por aqui.

A motivação é positiva, nossa história é vencedora e teria sido impossível de ser trilhada sem as oportunidades e contribuições que a nossa Paranavaí nos ofereceu sempre.

Estimados parceiros, cidadãos e cidadãs que fazem parte indelével de nossa trajetória na cidade: a história da Beckhauser com Paranavaí teve início com uma primeira mudança ocorrida em 1959. Naquele ano, Seo Arcângelo veio da Graciosa dos Catarinenses para o Jardim São Jorge. Ali, na quadra 122, alojou-se em um barraco de lona enquanto fazia uma casa e logo depois, no mesmo ano, trouxe Dona Erica e a família para aqui residir. Nós, filhos, aprendemos com o pai a carpintaria e a busca pela perfeição e a inovação; com a mãe, a garra e a dedicação ao trabalho, ensinamentos de vida e valores que nos ajudaram a construir o que é a Beckhauser hoje.

Participaram dessa trajetória tantos funcionários que passaram pela empresa, prestadores de serviços, fornecedores, órgãos públicos, entidades e instituições de toda ordem, em especial as escolas e centros de educação que formaram nossas equipes para se tornarem bons profissionais. Todos, cada um em sua medida, com sua atuação e contato conosco ao longo dessas décadas, nos ensinaram muito e deram a sua contribuição para a companhia crescer.

A empresa, em singela contrapartida, foi sempre uma empregadora leal e correta com os funcionários, pontual nos compromissos com os credores, com a Prefeitura, com o Estado e a União. Produziu riquezas, cresceu, prosperou e contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Ajudou a formar centenas de profissionais, possibilitou o primeiro emprego de tantos jovens, ajudou a realizar sonhos e impulsionou as vidas de muitos funcionários.

Também tem levado o nome de Paranavaí para o Brasil inteiro – e até para o exterior, reconhecida pela qualidade e inovação dos equipamentos produzidos aqui e pelos quais imprimimos nossa marca no mercado, trabalhando por uma pecuária sustentável. E nos orgulhamos em dizer que hoje mais de 70% da carne exportada pelo Brasil passa por um produto Beckhauser.

Essa contribuição para a cidade não ficou só no plano empresarial. Sócio-presidente da empresa, fui o primeiro presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, cuja gestão obteve recursos de incentivos fiscais, apoiada notadamente pelos contabilistas locais em cifras nunca mais alcançadas por qualquer dos 20 anos seguintes da Fundação. Também trabalhei pela cidade e região por meio do Fórum de Desenvolvimento de Paranavaí , do Codep (Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí) e da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional), iniciativas da sociedade civil das quais posso me orgulhar de ter sido membro fundador. Fui o primeiro Coordenador Regional da FIEP, nomeado pela Federação da Indústria do Estado do Paraná em 2008, com a marca de ter atuado intensamente nos pleitos junto ao conselho da FIEP para a cidade ser atendida com o Colégio SESI. Essa escola de nível médio situa-se entre as melhores ranqueadas nas avaliações do Estado e do Governo Federal quanto à qualidade do ensino entre alunos que passam por esse Colégio em todo o Paraná. É importante destacar os esforços de dois prefeitos, vereadores e secretários para que as instalações de toda a nova estrutura SESI/SENAI fossem a contrapartida da cidade.

A História da Beckhauser continua com a certeza de termos deixado também um legado para Paranavaí.

A mudança que iremos colocar em movimento a partir de agora, com a meta de estar concretizada até o segundo semestre de 2019, está baseada em necessidades vitais para o negócio perseverar, desenvolver-se a níveis tecnológicos de alto valor agregado para a pecuária, expandir em ocupação de território e crescer de forma constante e organizada. O mercado do agronegócio é auspicioso, porém muito competitivo. Estamos empenhados em ser a melhor provedora de tecnologia para o manejo da pecuária bovina na América Latina, expandindo nossa atuação dentro dos próximos anos. Isso traz necessidades constantes de aportar na empresa os conteúdos e avanços da ciência, concentrados em centros de pesquisas e desenvolvimento.

Com base em critérios alinhados às necessidades de crescimento sustentável do negócio, fizemos um cuidadoso estudo, buscando apoios especializados para uma decisão responsável e coerente. Ao mesmo tempo em que procuramos atender as demandas de um mercado cada vez mais competitivo para manter a Beckhauser líder e pioneira em seu segmento, cuidamos para que os valores que construímos ao longo dessas décadas de atuação sejam preservados.

Assim encontramos na própria região, em Maringá, um núcleo de excelência no norte do Paraná, que vem sendo preparado ao longo dos anos para ser vetor dos avanços das indústrias de transformação, notadamente no setor de metal mecânica.

Essa decisão se faz necessária para a competitividade e expansão para o futuro da empresa. Mas os vínculos da família Beckhauser e outros negócios dos sócios permanecem em Paranavaí, esta terra que tanto contribuiu para que a empresa possa dar esse importante passo em sua trajetória.

Com muita serenidade e transparência, comunicamos antecipadamente essa decisão, tomada com cuidado e respeito, aos amigos de Paranavaí. Guardamos o sentimento de reconhecimento por tudo o que desfrutamos dessa terra e o orgulho de ter também contribuído por tanto tempo para esta cidade.

G R A T I D Ã O, P A R A N A V A Í!!!

José Carlos Beckheuser – Presidente do Conselho da Beckhauser

1 thought on “A PIONEIRA BECKHAUSER VAI DEIXAR PARANAVAÍ E SE TRANSFERIR PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ -BLOG DO JOAQUIM DE PAULA

  1. É isso aí meu amigo. Lá atrás nossos treinamentos em Qualidade Total , 5 S , Rodada de Ideias etc ; Passado os anos as análises de mercado com ferramentas avançadas , te compelem à isso. Ganhar o mundo mas ainda com o aroma de Paranavaí. A distância é curta mas a estratégia é enorme de boa. Sucesso à todos. Abs

Comments are closed.