Cultura, Política

Proposto por Anibelli, projeto que institui campanha Junho Verde é aprovado na Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou hoje (9), em segunda discussão, projeto de lei do deputado Anibelli Neto (MDB) que inclui no calendário oficial de eventos do Paraná a campanha Junho Verde, voltada à realização de ações de promoção da preservação ambiental e conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. A proposta recebeu 36 votos favoráveis e nenhum contrário.

“O poder público tem o dever de promover a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação ambiental. Neste sentido, nosso projeto estabelece uma série de medidas que podem ser praticadas por escolas, universidades, faculdades, entre outras instituições. É, sem dúvidas, um avanço muito grande para o Paraná”, explicou Anibelli.

De acordo com o projeto de lei, a campanha Junho Verde tem os seguintes objetivos: promover o debate de propostas para a política ambiental estadual; incentivar a educação ambiental desenvolvendo ações educacionais que sensibilizem a sociedade sobre a importância da defesa e preservação do ambiente; incentivar a participação da sociedade civil organizada na formulação de propostas de políticas ambientais; possibilitar a apresentação, pelo poder público, dos resultados da evolução das questões ligadas à preservação ambiental; promover o plantio de árvores e fomentar a criação de associações de conservação da natureza.

O mês de junho foi escolhido por ser marcado por diversas datas ligadas à conservação ambiental, como o Dia Nacional da Educação Ambiental (3 de junho), Dia da Ecologia (5), Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis (7) e o Dia do Combate à Desertificação e à Seca (17).

Como o PL foi aprovado com dispensa de redação final, a proposta já pode ser enviada para sanção da governadora.
(Curitiba, 9/5/18)