Eleições 2018

Ratinho Júnior coloca a governadora CIDA na parede por aumento aos Servidores estaduais

Caixa Zero- Gazeta do Povo

A bancada de Ratinho Jr. na Assembleia pretende dificultar o reajuste às demais categorias de servidores caso o governo não se comprometa a repor a inflação devida aos funcionários do Executivo. O governo alega não ter como reajustar os salários de seus funcionários.

A Assembleia deve votar nos próximos dias os projetos de reajuste enviados pelos demais Poderes. Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e a própria Assembleia pretendem repor o que a inflação comeu ao longo dos últimos 12 meses.

No entanto, o Executivo, que de longe tem a maior quantidade de servidores, com 190 mil pessoas só na ativa, afirma não ter como pagar os 2,76% que equivaleriam ao período desde maio do ano passado. isso sem falar que há um passivo maior, já que os salários não são reajustados há mais de dois anos.

Adversário da governadora Cida Borghetti (PP) na eleição, Ratinho Jr. (PSD) supostamente fará com que sua bancada, de mais ou menos 20 deputados, pressione pela aprovação do reajuste, o que faria com que ele ficasse, diante dos sindicatos, com o mérito de conseguir a reposição.

No mínimo, Ratinho conseguiria impor um desgaste à oponente. Faria com que ela parecesse incompetente ou desinteressada na questão salarial do funcionalismo.

A análise do governo é de que é impossível dar os R$ 530 milhões necessários para o reajuste no momento sem paralisar obras – e a opção é por manter os investimentos fluindo, ao invés de beneficiar uma categoria, por mais numerosa que ela possa ser.

A bancada de Ratinho, ainda quando somada à oposição, não tem força para derrubar a base governista. Mas tem imposto sustos a Cida, como nesta quarta, quando um projeto foi aprovado por meros quatro votos de diferença, num 22 a 18.

Além disso, é duvidoso que os deputados da base de Cida queiram se indispor, à beira da eleição, com uma categoria mobilizada como a dos funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *