Acidente, Cidadania, Policia

Estudante com hipotermia é salvo por policiais ao lado de colégio

O Conselho Tutelar do município foi acionado.
Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento, Rádio Banda B em 20 de junho, 2018 as 12h13.

Policiais da 3ª Companhia do 22º BPM, Maurício e Jovane. Foto: Banda B

Um garoto de 13 anos que estava com um quadro agravado de hipotermia foi salvo por dois policiais militares em Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O menino é estudante do Colégio Estadual Maria da Luz Furquim, estava de uniforme, e estava caído no chão, inconsciente e com as roupas molhadas, em uma tarde fria, com temperatura na marca de 8ºC, na última sexta-feira (15). A suspeita é que ele tenha ingerido bebida alcoólica. O Conselho Tutelar do município foi acionado.

Segundo o policial Maurício da 3ª Companhia do 22º Batalhão, o menino estava caído em uma área pouco movimentada da região, na rua Derso Costa. “Às vezes a gente, em patrulhamento, passa ali por trás do colégio, tem um matagal que os alunos ficam, então, passamos para ver se está tudo tranquilo, se tem alguém querendo pular o muro. Acontece que quando passamos ali vimos um menino caído no chão e, de perto, era um estudante”, contou à Banda B.

Segundo o policial, a primeira impressão que ele e o colega de farda Jovano tiveram é que o menino estive morto. “Estava com um semblante na coloração azul, já roxo, como se estivesse em óbito, mas quando pegamos no pulso dele para verificar sinais vitais, notamos que havia batimento e respiração fracos, mas com vida”, descreveu.

O garoto estava bastante molhado, sem agasalhos quentes e, por isso, em um grau elevado de hipotermia. “A pele estava muito azulada, imediatamente, colocamos ele na viatura e corremos para o hospital. Chegando lá, não sabíamos o que tinha acontecido com ele porque estava sem ferimentos, sem nada. Até acreditei que ele pudesse ter pulado o muro e tivesse sido picado por algum animal, ou coisa assim”, lembra o policial Maurício.

No entanto, no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Rio Branco do Sul, os policiais descobriram por meio dos médicos que o jovem estudante estava caído no chão depois de se embriagar com bebida alcoólica. “Ele tinha forte odor etílico na boca, tinha ingerido bebida, desmaiou e, como estava muito frio, tinha entrado em hipotermia. Foi colocado manta térmica nele e até que ele voltou do risco de morte”, finalizou o policial à Banda B.

Para os médicos, caso o garoto tivesse sido socorrido pelos policiais vinte minutos depois, talvez não tivesse a mesma recuperação.

O Conselho Tutelar foi acionado, assim como a direção da escola e os pais do estudante, que moram no bairro Mina de Ferro, zona rural da cidade. O caso será acompanhado pelo órgão municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *