Policia

O 8º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DIVULGA ALERTA CONTRA GOLPES APLICADOS POR ESTELIONATÁRIOS

CONHEÇA OS GOLPES MAIS APLICADOS POR ESTELIONATÁRIOS

1 GOLPE DO BILHETE PREMIADO

CASO APAREÇA ALGUÉM COM UM BILHETE DE LOTERIA PREMIADO, DESCONFIE. É UM GOLPE. O GOLPISTA DIZ QUE ESTÁ PRECISANDO DE DINHEIRO DE MANEIRA RÁPIDA, E, COM A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS (TAMBÉM ESTELIONATÁRIOS), ENGANAM A VÍTIMA. A VÍTIMA DÁ UMA QUANTIA EM DINHEIRO E FICA COM O SUPOSTO BILHETE, QUE DE PREMIADO NÃO TEM NADA.

2 TORPEDO PREMIADO

A VÍTIMA RECEBE TORPEDOS SMS (MENSAGENS VIA CELULAR) INFORMANDO A PESSOA QUE GANHOU UM PRÊMIO. ELA ENTRA EM CONTATO COM O NÚMERO E ACABA COLOCANDO CRÉDITO PARA ALGUM NÚMERO DE CELULAR OU MESMO DEPOSITANDO DINHEIRO EM DETERMINADA CONTA. OS ESTELIONATÁRIOS TAMBÉM USAM NOMES DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO PARA ENGANAR AS VÍTIMAS.

3 FALSO SEQUESTRO

A VÍTIMA RECEBE UMA LIGAÇÃO NO SEU CELULAR. DO OUTRO LADO DA LINHA ALGUÉM DIZ QUE ESTÁ EM PODER DE SEU FILHO(a) E EXIGE DINHEIRO PARA LIBERTÁ-LO(a). A PESSOA NÃO PODE SE APAVORAR, DEVENDO FAZER CONTATO COM A SUPOSTA VÍTIMA DO SEQUESTRO. OUTRA DICA: PEÇA PARA O “SEQUESTRADOR” PERGUNTAR AO “SEQUESTRADO” ALGO QUE SÓ ELE SAIBA, COMO O NOME DO SEU CACHORRO, O NÚMERO DO SEU CELULAR, TIME DE FUTEBOL PREFERIDO.

4 – CARRO QUEBRADO:

O ESTELIONATÁRIO SE PASSA POR PARENTE OU CONHECIDO DA VÍTIMA, DIZENDO QUE ESTÁ COM O CARRO QUEBRADO E QUE PRECISA DE DINHEIRO PARA O GUINCHO OU PARA PAGAR O MECÂNICO. ACREDITANDO QUE O PARENTE OU CONHECIDO ESTÁ COM DIFICULDADES, REALIZA O DEPÓSITO BANCÁRIO OU AINDA COLOCA CRÉDITO DE CELULAR PARA SUPOSTAMENTE REALIZAR CONTATO COM A SEGURADORA.

5 ENVELOPE VAZIO

TÍPICO GOLPE REALIZADO EM TRANSAÇÕES COMERCIAIS, COMO NA COMPRA E VENDA DE PRODUTOS. EX: CARROS, CELULARES. O ESTELIONATÁRIO FAZ A COMPRA DE DETERMINADO PRODUTO, REALIZANDO O PAGAMENTO VIA DEPÓSITO EM UM ENVELOPE SEM O DINHEIRO. ELE APRESENTA O COMPROVANTE DE PAGAMENTO, A VÍTIMA ENTREGA O PRODUTO, DESCOBRINDO MAIS TARDE QUE SOFREU UM GOLPE, POIS O ENVELOPE ESTAVA VAZIO. DICA PARA NÃO CAIR NESTE GOLPE: CONFIRME JUNTO AO BANCO SE O VALOR DEPOSITADO FOI

DEVIDAMENTE DESCONTADO OU SE ESTÁ BLOQUEADO. SE ESTIVER BLOQUEADO, TRATA-SE DE GOLPE.

6 CONFIRMAÇÃO DE DADOS

O ESTELIONATÁRIO LIGA PARA A VÍTIMA SE PASSANDO POR FUNCIONÁRIO DE DETERMINADA EMPRESA, DIZENDO QUE PRECISA QUE A VÍTIMA CONFIRME ALGUNS DADOS PARA FINS DE ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. A VÍTIMA PASSA OS DADOS E O ESTELIONATÁRIO OS UTILIZA PARA TRANSAÇÕES COMERCIAIS EM NOME DA VÍTIMA. DICA PARA NÃO CAIR NESTE GOLPE: NUNCA PASSE SEUS DADOS POR TELEFONE.

7 FALSA CASA DA PRAIA

TIPICO GOLPE REALIZADO NO FINAL DE ANO. O ESTELIONATÁRIO COLOCA UM ANÚNCIO EM ALGUM SITE, OFERTANDO UMA CASA PARA ALUGAR NA PRAIA, COLOCANDO AS FOTOS E UM PREÇO ATRATIVO. A VÍTIMA ENTRA EM CONTATO COM O ESTELIONATÁRIO, DÁ UMA ENTRADA (SINAL) E DEPOIS O ESTELIONATÁRIO SOME. DICA PARA NÃO CAIR NESTE GOLPE: NÃO ALUGUE UM IMÓVEL DE UMA PESSOA QUE NÃO É PROFISSIONAL NA ÁREA (CORRETOR DE IMÓVEIS).

8 – GINCANA DE PROGRAMAS DE TV

GERALMENTE COMETIDO POR DETENTOS DE DENTRO PRESÍDIOS COM O OBJETIVO DE ARRECADAR CRÉDITOS DE CELULAR. NESTE GOLPE, O CRIMINOSO ENVIA UMA MENSAGEM DE TEXTO DIZENDO QUE A PESSOA ACABOU DE GANHAR, UM CARRO, UMA CASA OU ALGUM ELETRODOMÉSTICO E QUE PARA RECEBER O BEM, BASTA SEGUIR AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NA MENSAGEM. QUANDO A VÍTIMA COMPRA O CRÉDITO DE CELULAR, O GOLPISTA OFERECE NOVOS PRÊMIOS EM TROCA DE MAIS CRÉDITOS. A ORIENTAÇÃO NESTE CASO É QUE AS PESSOAS SAIBAM QUE PROGRAMAS DE TELEVISÃO NÃO REALIZAM GINCANAS ATRAVÉS DO TELEFONE NESSES MOLDES.

9 PACOTE DE DINHEIRO

OS ESTELIONATÁRIOS OBSERVAM A FUTURA VÍTIMA SACANDO ELEVADA QUANTIA EM DINHEIRO EM UM BANCO E A SEGUEM. UM DELES DEIXA PROPOSITADAMENTE CAIR UM FOLHA DE CHEQUE DE ALTO VALOR OU UM PACOTE DE DINHEIRO FALSO, VISANDO CHAMAR A ATENÇÃO DA VÍTIMA. UM SEGUNDO ESTELIONATÁRIO, APROXIMA E DIZ QUE TAMBÉM VIU O ACONTECIDO E CONVENCE A VÍTIMA QUE OS DOIS DEVEM JUNTOS DEVOLVER O DINHEIRO. NESTE MOMENTO, O ESTELIONATÁRIO DESCUIDADO SE DIZ AGRADECIDO E OFERECE UMA RECOMPENSA À VÍTIMA E AO COMPARSA, DIZENDO QUE ELES DEVERÃO COMPARECER A UM ESCRITÓRIO, PARA RECEBER A DITA RECOMPENSA. O GOLPISTA VAI RECEBER A SUPOSTA RECOMPENSA E VOLTA COM UMA BOA QUANTIA EM DINHEIRO, DESPERTANDO O INTERESSE DA VÍTIMA. NA SUA VEZ DE RECEBER A RECOMPENSA, A VÍTIMA É ORIENTADA A DEIXAR A SUA BOLSA E SEUS OBJETOS PESSOAIS, SOMENTE PERCEBENDO QUE FOI VÍTIMA DE UM GOLPE QUANDO OS ESTELIONATÁRIOS JÁ DESAPARECERAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *